No dia 7 de maio, o Palácio do Itamaraty sediou a estreia da 1ª Mostra do Artesanato Brasileiro e a abertura do 17º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras. A exposição foi frequentada por diversas autoridades, que ressaltaram a importância do artesanato para a cultura e economia do país.
A 1ª Mostra do Artesanato Brasileiro apresentou 26 obras, criadas por artesãos de diferentes regiões do Brasil, em um evento promovido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).
No evento, o Ministro do MEMP, Márcio França, e a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, assinaram um protocolo de intenções para desenvolver projetos que fortaleçam o setor do artesanato nacional. O Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura, Laudemar Aguiar, ressaltou a importância do artesanato para a economia e cultura do Brasil, destacando a necessidade de promover a internacionalização das peças feitas no país.
A diretora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Elizabeth Bacelar, exaltou a relevância do evento na valorização do artesanato, ressaltando sua importância para a cultura nacional e sua potencial expansão para o mercado internacional.
Além dos expositores, os convidados puderam apreciar o desfile da marca Thear, dirigida pelo estilista Theo Alexandre, que apresentou sua coleção Elementos, exibida no São Paulo Fashion Week em abril.
O 17º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, inaugurado no Palácio do Itamaraty, estará aberto ao público no Pátio Brasil Shopping de 8 a 12 de maio. Com o tema “Artesanato, Mãe de Todas as Artes”, a exposição conta com 150 estandes exibindo aproximadamente 80 mil peças artesanais feitas de variados materiais, como cerâmica, madeira, fibras naturais, metal e rendas.
Os visitantes terão a oportunidade de conhecer os artesãos e apreciar a diversidade de trabalhos manuais disponíveis. A exposição coincide com o Dia das Mães, prometendo oferecer uma experiência enriquecedora para quem deseja celebrar essa data especial de forma única.