MPF está apurando reclamações sobre vazamentos e problemas de infiltração em dormitório da Universidade de Brasília

O Ministério Público Federal está investigando a Universidade de Brasília por possíveis negligências na garantia de moradia digna aos estudantes de graduação. Uma denúncia apontou condições insalubres nos alojamentos da instituição, com relatos de goteiras e infiltrações, inclusive alagamentos durante as chuvas. A universidade afirmou não ter recebido recursos governamentais para investimento em 2024 e ter enfrentado dificuldades financeiras em 2021.

De acordo com a investigação preliminar do MPF, a gestão da universidade já estava ciente das infiltrações, tendo enviado uma equipe de manutenção para verificar a situação na Casa do Estudante em fevereiro. O relatório da vistoria detectou falhas nos sistemas de vedação e ventilação da estrutura. A instituição informou que está realizando um cronograma de obras, com 30 unidades já tendo recebido serviços de manutenção.

Estudantes residentes nos alojamentos relataram que a situação prejudica sua qualidade de vida e paz psicológica, mencionando casos em que chegaram em casa após um longo dia para encontrar os quartos alagados devido às infiltrações. As denúncias dos alunos visam alertar a administração da universidade sobre as condições enfrentadas, buscando soluções para os problemas vivenciados.

Em resposta, a UnB afirmou ter investido R$ 1 milhão em melhorias na Casa do Estudante em 2023 e ter planos para concluir uma reforma na saída de emergência em abril. Além disso, estão em andamento mais nove ações de manutenção para garantir um ambiente adequado aos 306 estudantes residentes nos 90 apartamentos da CEU. Em 2022, novos equipamentos foram fornecidos aos alojamentos, representando um investimento de R$ 56 mil.

Recentemente, a Universidade de Brasília realizou melhorias significativas na Casa do Estudante Universitário. A criação da Comissão Permanente de Infraestrutura em 2021 trouxe um planejamento mais eficaz para as obras e cuidados com a infraestrutura do local, incluindo vistorias e acompanhamento constante.

Em 2023, os blocos e apartamentos da Casa do Estudante passaram por vistoria, resultando em um cronograma de obras em andamento. Até o momento, 30 unidades foram beneficiadas com serviços de reparos e melhorias em diversas áreas. Houve também a impermeabilização do fosso do elevador e correções urgentes em problemas de infiltração.

Uma reforma na saída de emergência está em andamento, prevista para conclusão em abril, com mais nove ações de manutenção em curso para entrega até agosto. A Casa do Estudante é fundamental para a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade, oferecendo moradia equipada e serviços como salas de estudos, acessibilidade e segurança.

Além dos apartamentos equipados, a Universidade disponibiliza auxílios financeiros para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, como auxílio-moradia e auxílio-transporte. A CEU é um exemplo de política pública que garante condições dignas aos estudantes, contribuindo para seu desenvolvimento acadêmico e social.

About the author