Nanoplásticos presentes na água engarrafada chegam a 240 mil unidades

Um estudo recente revelou que a água engarrafada que consumimos pode conter uma quantidade surpreendente de partículas de plástico. Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriram que a água engarrafada pode conter até 240 mil minúsculas partículas de plástico, o que é até cem vezes mais do que se pensava anteriormente.

Essas partículas de plástico, conhecidas como microplásticos e nanoplásticos, são tão pequenas que podem facilmente entrar em nosso organismo. Ainda se sabe muito pouco sobre os efeitos desses materiais na saúde humana e animal.

Os pesquisadores utilizaram uma nova tecnologia chamada microscopia de dispersão Raman estimulada (SRS) para avaliar a qualidade de três marcas de água engarrafada nos Estados Unidos. Por meio dessa técnica, eles conseguiram identificar partículas com uma largura de até 100 nanômetros, sendo que acredita-se que a água possa conter partículas ainda menores.

Em média, foram encontrados 240 mil fragmentos de plástico por litro de água. Embora os pesquisadores não desaconselhem o consumo de água engarrafada quando necessário, eles sugerem que alternativas, como a água da torneira, poderiam ser consideradas para aqueles que estão preocupados com a presença de nanoplásticos na água engarrafada.

Essa descoberta destaca a necessidade de mais pesquisas sobre os efeitos dos nanoplásticos na saúde e a importância de encontrar soluções para reduzir a contaminação por plástico.

About the author