Para aqueles que são assíduos na musculação, o uso de whey protein é comum como um aliado no ganho de massa magra. No entanto, nem sempre conseguimos ir à academia todos os dias devido à rotina atribulada. Nesses casos, surge a dúvida se ainda é necessário tomar o suplemento. De acordo com nutricionistas, se o whey protein faz parte de um plano alimentar diário e não é apenas um complemento, ele continua sendo benéfico, pois ajuda a suprir a necessidade diária de proteínas que não são obtidas naturalmente através da alimentação.
O whey protein serve para substituir a falta de proteínas que poderia ser obtida através do consumo de carne, frango ou ovos. Por isso, ele não deve ser tomado apenas antes ou depois do treino, mas sim em qualquer horário do dia, como explica o nutricionista Isaac Nunes. Ao criar um plano nutricional, o profissional leva em consideração a quantidade de macronutrientes que a pessoa precisa consumir para alcançar seus objetivos. No caso de quem deseja ganhar massa muscular, é necessário aumentar a ingestão de proteínas. O nutricionista Bruno Rua destaca que o whey protein pode ser incluído na dieta tanto nos dias de treino quanto nos de descanso.
Existem planos alimentares em que o whey protein é vinculado apenas aos dias de treinamento, funcionando como um pós-treino para melhorar o crescimento das fibras musculares. No entanto, esses planos são menos comuns. Rua afirma que é importante seguir a prescrição feita pelo profissional com constância e disciplina para alcançar os melhores resultados.