A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) do cais Mauá reportou uma queda no nível da água do rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), para 4,74 metros, ficando abaixo do registrado na enchente de 1941. Houve uma diminuição de 32 centímetros em apenas um dia e a cota de inundação é de 3 metros.
Nos últimos dias, o rio Guaíba atingiu recordes históricos, alcançando a maior marca desde 1941. Apesar da queda significativa, o Serviço Geológico do Brasil prevê que o nível do Guaíba permanecerá acima da cota de inundação por mais uma semana. A previsão é que leve cerca de 30 dias para voltar ao nível normal.
De acordo com a Defesa Civil, quase 1,8 milhão de pessoas em 431 municípios do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas tempestades recentes, com 107 mortes, 134 desaparecidos e 327 mil desalojados. A ANA disponibiliza dados em tempo real do rio Guaíba desde segunda-feira (6/5).
O Rio Guaíba, que tem mantido um nível elevado, deve continuar acima da cota de inundação até a próxima semana. Imagens mostram os impactos da enchente, com moradores sendo resgatados e ruas inundadas em Porto Alegre e região.
A cidade de Porto Alegre enfrenta sérios problemas de inundação devido ao transbordamento do Rio Guaíba. A situação se agravou nas últimas horas, provocando a submersão de diversas áreas urbanas e causando danos significativos.
As imagens registradas por fotógrafos locais mostram a gravidade da situação, com ruas transformadas em verdadeiros rios e moradores tentando se proteger da água em suas casas.
Equipes de resgate e órgãos municipais estão mobilizados para prestar auxílio às pessoas afetadas e tentar controlar a situação. A população está sendo orientada a tomar precauções e buscar abrigo em locais seguros.