Nova tempestade atinge o Rio Grande do Sul, aumentando risco de deslizamentos de terra
Compartilhe:
Nova tempestade atinge o Rio Grande do Sul, aumentando risco de deslizamentos de terra
O Rio Grande do Sul enfrentará um período de chuvas intensas e volumosas, com risco de se prolongar até o final de semana. Os institutos meteorológicos alertam para a possibilidade de deslizamentos de terra, especialmente na região da Serra Gaúcha.
De acordo com órgãos como o Inmet, as precipitações serão generalizadas em todo o estado e também em Santa Catarina. Porto Alegre e diversas outras cidades podem ser afetadas por tempestades, porém é na Serra Gaúcha que se concentra a maior preocupação, com acumulado previsto de 100 mm somente no dia de hoje.
O Climatempo aponta que as chuvas podem vir acompanhadas de ventos fortes em várias áreas do Rio Grande do Sul. Na região serrana, na Grande Porto Alegre e no norte do estado, as rajadas de vento podem ultrapassar os 91 km/h.
Segundo o Inmet e outros órgãos, entre esta sexta-feira e a próxima segunda-feira, há alta probabilidade de ocorrerem “movimentos de massa” em diferentes partes do RS, inclusive na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Serra Gaúcha. O aumento significativo da umidade do solo nos últimos dias intensificou processos erosivos e provocou deslizamentos de terra.
O relatório destaca que novos deslizamentos e quedas de barreiras ao longo de estradas podem ocorrer, assim como a reativação de deslizamentos anteriores, especialmente no período entre sábado e domingo.
O estado do Paraná terá variação no clima nos próximos dias, com previsão de sol entre nuvens em Curitiba e regiões mais nubladas com possibilidade de chuva em outras áreas. A região sul de Santa Catarina receberá fortes precipitações, com acumulado de 100 mm e tempestades em Florianópolis.
O Vale do Itajaí e o litoral paranaense terão presença de nuvens e chuviscos, enquanto Curitiba terá períodos de sol ao longo do dia. A temperatura deve ser um pouco mais amena em comparação com os dias anteriores. Já nas demais regiões do Paraná, o sol e o calor serão predominantes.