Novo benefício facilitará o acesso a documentos para indígenas e detentos no Distrito Federal
Compartilhe:
Novo benefício facilitará o acesso a documentos para indígenas e detentos no Distrito Federal
Entre os dias 13 e 17 de maio, os Cartórios de Registro Civil do Distrito Federal junto com o Poder Judiciário estarão promovendo a Semana Nacional de Registro Civil, com o intuito de atender a população de rua, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade. A ação visa garantir o acesso a documentação básica, como o Registro de Nascimento para aqueles que ainda não o possuem, e facilitar a emissão de 2ª via das certidões de nascimento e casamento.
O objetivo principal é reduzir o número de pessoas sem certidão de nascimento no país, permitindo o acesso a serviços públicos essenciais, como saúde e educação, além de possibilitar o exercício pleno de seus direitos. Durante a semana, serão oferecidos diversos serviços, incluindo a emissão de 2ª via de registro de nascimento, registro tardio de nascimento e óbito, reconhecimento de paternidade/maternidade, retificação de nome, entre outros.
O evento acontecerá em todos os cartórios do Distrito Federal, bem como nos Centro Pop do Plano Piloto e de Taguatinga, proporcionando atendimento e orientação às pessoas que necessitam regularizar sua situação documental. A Certidão de Nascimento é o documento inicial que permite a obtenção de outros documentos fundamentais, como CPF e Título de Eleitor, sendo essencial para garantir dignidade e cidadania a todos os cidadãos.