O trem que vai ligar a Linha 13-Jade aos terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, deverá ser concluído até junho. No momento, os passageiros precisam pegar ônibus para chegar às áreas de embarque e desembarque, o que gera desconforto e aumenta o tempo de viagem. A falta de uma estação próxima aos terminais sempre foi motivo de polêmica. A área onde seria construída a estação foi incumbida à concessionária do aeroporto, que tinha outros planos para o local, o que impediu a chegada dos trens da CPTM.
Após negociações, ficou decidido que os R$ 272 milhões necessários para a construção do trem seriam provenientes da concessão do aeroporto. Em julho de 2022, foram iniciadas as obras. A previsão é que o “people mover” entre em operação até o fim de junho.
Atualmente, o transporte entre as estações e os terminais é realizado por ônibus gratuitos, que levam cerca de 10 minutos. Com o novo trem, o tempo de viagem deverá reduzir para aproximadamente seis minutos ao longo dos 2,7 km do trajeto. O monotrilho contará com uma estação em cada terminal e poderá transportar até 4.000 passageiros por hora. Serão dois veículos em operação e um de reserva, e o tempo de espera máximo será de seis minutos. O trem será totalmente automatizado, sem a necessidade de um condutor.