A Câmara dos Deputados inaugurou uma nova exposição que retrata os ataques ocorridos no prédio do Congresso Nacional em 8 de janeiro de 2023. A mostra inclui fotos inéditas da destruição, bem como objetos e obras de arte que foram vandalizadas pelos invasores. Essa exposição é parte de uma série de eventos em comemoração à data e estará aberta ao público até 29 de março.
A exposição apresenta azulejos restaurados do painel Ventania, de Athos Bulcão, além de oito presentes protocolares recebidos de países estrangeiros, como vasos e esculturas. Dos 46 presentes exibidos, 30 foram encontrados intactos, quatro sofreram danos graves e dez tiveram danos significativos, porém menores. Duas peças continuam desaparecidas, mas uma delas foi posteriormente devolvida.
No texto de abertura, o diretor do Museu da Câmara dos Deputados, Marcelo Sá, enfatiza que as peças danificadas ajudam a contar a história do evento. Mesmo fragmentadas, elas seguem exibindo os traços de sua vivência. As cicatrizes atuarão como testemunhas de sua história. A exposição está aberta de segunda a sexta-feira, no Salão Verde, das 8h às 17h.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: [link do canal do Telegram].