Uma operação policial denominada Pertinaz foi iniciada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco nesta terça-feira. O foco da ação é uma organização criminosa que atua armada e possui conexões em diversas cidades de Pernambuco e Paraíba. O grupo tem como atividades principais o tráfico de drogas, venda ilegal de armas de fogo e lavagem de dinheiro. Entre os alvos das investigações estão grandes fornecedores de entorpecentes, gerentes do crime e pessoas ligadas à logística e às finanças da quadrilha.
A operação é considerada crucial para a segurança pública local devido à alta periculosidade dos indivíduos envolvidos, que operam com violência para manter suas atividades criminosas. Com 328 agentes de segurança pública envolvidos, estão sendo cumpridos 54 mandados de busca e apreensão e 31 de prisão preventiva em diversas cidades dos estados envolvidos. A ação foi autorizada pela 1ª Vara da Comarca de Camaragibe, abrangendo municípios como Abreu e Lima, Camaragibe, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata em Pernambuco, além de João Pessoa na Paraíba.
A operação visa interromper o fornecimento e distribuição de drogas na região metropolitana de Recife, onde a quadrilha estava atuando intensamente. A Polícia Federal ressaltou a importância dos resultados da ação para a segurança pública local.