A circulação da Linha 12-Safira da CPTM, que conecta o centro de São Paulo à zona leste e ao Alto Tietê, voltará ao normal a partir de quarta-feira (14/2), após a conclusão de obras em um trecho da via.
No mês de dezembro, a companhia responsável pelos trens de São Paulo interditou um trecho da Linha 12 entre as estações Brás e Tatuapé por dois meses para instalação de novos aparelhos de mudança de via. O objetivo da obra é facilitar a chegada e saída dos trens na estação Brás e permitir um fluxo mais suave na linha.
A interdição começou no dia 26 de dezembro e a retomada da operação normal acontecerá 11 dias antes do prazo inicialmente previsto.
Os testes para liberação entre as estações Brás e Tatuapé tiveram início em 8 de fevereiro, com os trens circulando sem passageiros, e a operação assistida começou em 10 de fevereiro, com a circulação de passageiros.
Segundo o presidente da CPTM, Pedro Moro, as equipes trabalharam incansavelmente para concluir as obras o mais rápido possível, conseguindo entregar a operação normalizada com todas as melhorias antes do prazo previsto.
A Linha 12-Safira tem 13 estações, atravessando a zona leste de São Paulo e municípios do Alto Tietê, conectando as estações Brás, no centro de São Paulo, e Calmon Viana, em Poá. Em 2023, a linha transportava em média 263 mil pessoas por dia útil, em seus 39 quilômetros de extensão.