Pedido de investigação é feito pelo Ministério da Justiça sobre possível uso de programa de espionagem no Paraná

O Ministério da Justiça solicitou à Polícia Federal uma investigação sobre uma suposta utilização política do programa de inteligência contratado pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná. A denúncia foi feita pelo deputado estadual Requião Filho, líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná.

O pedido de investigação menciona a contratação de um programa de varredura, detecção, bloqueio e extração de conteúdo de dispositivos celulares móveis no valor de R$6,2 milhões. A Polícia Federal já está investigando o uso desse programa por servidores da Agência Brasileira de Inteligência sem autorização judicial.

O deputado Requião Filho também solicitou explicações sobre o uso do sistema de interceptações telefônicas pela Diretoria de Inteligência do Paraná, alegando possíveis monitoramentos e espionagens de parlamentares e magistrados.

A Polícia Civil do Paraná iniciou uma investigação sobre o uso dos softwares de interceptações telefônicas pela Diretoria de Inteligência e Informações Estratégicas, mas o Ministério Público do Paraná arquivou o caso.

About the author