A prefeitura de Pelotas, no Rio Grande do Sul, emitiu um novo alerta para que famílias que vivem em áreas de risco deixem suas moradias. Foram identificadas 23 localidades na cidade com alto risco de inundação e é recomendado que os moradores saiam imediatamente, seguindo a classificação vermelha feita pela administração municipal.
Uma reunião liderada pela prefeita Paula Mascarenhas foi realizada no domingo (12/5) na Sala de Situação local, onde a decisão foi tomada em conjunto com autoridades. Já na terça-feira (7/5), havia sido emitida uma orientação para que moradores de 17 áreas deixassem suas casas, principalmente aquelas próximas ao canal São Gonçalo, que tem sido motivo de preocupação.
O canal São Gonçalo está sendo monitorado e registrou 2,82 metros ao meio-dia no Porto de Pelotas, próximo ao nível histórico atingido em 1941, quando chegou a 2,88 metros. O nível médio do canal nos últimos oito meses foi de 1,28m, de acordo com a prefeitura, que ressalta a importância de se preparar adequadamente e evitar situações de risco durante enchentes.
Pelotas está localizada nas proximidades da Lagoa dos Patos, cujo nível d’água tem subido, assim como a bacia hidrográfica da região. A prefeita enfatiza a preocupação em garantir a segurança dos moradores e pede que sigam as orientações para evitar possíveis danos e riscos para a população.