Uma pesquisa divulgada recentemente revelou que 55% dos brasileiros não consideram que o ex-presidente Lula mereça outra chance nas eleições de 2026. Apesar disso, 47% dos eleitores afirmaram que poderiam votar nele para a reeleição, enquanto 49% rejeitam sua candidatura. O levantamento apontou que, a dois anos e quatro meses do pleito, Lula possui o apoio para um novo mandato no Nordeste, entre as mulheres e pessoas que ganham até dois salários mínimos, com percentuais de intenção de voto de 60%, 52% e 54%, respectivamente.
A pesquisa indicou que, embora não seja a escolha de mais da metade dos brasileiros, Lula venceria por 46% a 40% o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Destacou-se que o Nordeste seria fundamental para garantir a vitória de Lula, com 66% dos votos contra 25% do governador paulista. Além disso, Tarcísio venceria por pequena margem no Sudeste e no Sul. No entanto, Lula teria vantagem significativa entre as mulheres em todas as faixas etárias, vencendo por uma margem de 17 pontos percentuais.
A pesquisa, realizada entre os dias 2 e 6 de maio, entrevistou 2.045 brasileiros com 16 anos ou mais em todos os estados, de forma presencial. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.