O 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM) comemorou seu aniversário de 53 anos na sexta-feira (26/4), embora a adesão dos policiais tenha sido baixa após o convite feito pelo comando. Posteriormente, foi divulgada uma formatura geral, obrigatória para todos os membros do batalhão, com direito a um “parabéns” logo em seguida.
A escala para a formatura geral foi determinada como “especial”, exigindo a presença de todos os policiais do batalhão, com suspensão de eventuais folgas. Essa decisão gerou indignação em parte da tropa, que considerou a convocação inadequada para um evento interno e afrontando a liberdade individual.
Em 2023, o 4º BPM ganhou destaque nacional por ser o local onde o ex-secretário de Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, ficou detido durante investigações. O MPF arquivou um inquérito civil contra ele no início de 2024, embora a apuração criminal ainda esteja em andamento.
A PMDF e o 4º BPM negaram o uso da formatura geral como forma de obrigar a participação dos policiais no aniversário do batalhão. Segundo o comando, a convocação tinha propósitos institucionais, como apresentação do novo comandante, assuntos administrativos, homenagens e integração entre os membros da unidade.
A prática de manter uma disciplina e organização militar tem como objetivo fortalecer os laços de camaradagem e coesão entre os membros da corporação. Essa abordagem visa aprimorar a sinergia e o trabalho em equipe dentro do grupo.
Quem deseja ficar por dentro das últimas notícias e novidades do Distrito Federal pode seguir um perfil no Instagram que oferece informações atualizadas. Além disso, é possível receber notícias diretamente no Telegram, bastando acessar o canal correspondente para se manter informado.
Para denúncias ou sugestões de reportagens sobre temas relacionados ao Distrito Federal, é disponibilizado um número de WhatsApp. Os leitores podem entrar em contato por meio desse canal específico para contribuir com pautas e informações relevantes para a região.