A Gol Linhas Aéreas S.A. foi notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor para esclarecer a morte do cão Joca, ocorrida durante o transporte pelo serviço Gollog. A empresa terá que detalhar sua metodologia e política de transporte de animais, além de explicar as medidas de reparação para o tutor do animal.
A Senacon determinou um prazo de dois dias para a Gol apresentar as informações solicitadas. O Secretário Nacional do Consumidor ressaltou a importância da apuração detalhada do caso e afirmou que não se pode tolerar esse tipo de situação.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá acompanhar as investigações sobre a morte do cão Joca, já que o transporte de animais em aeronaves ainda não possui regulamentação específica. Cada companhia aérea estabelece sua própria política para esse procedimento.
O cão Joca, de 5 anos e 47 kg, faleceu devido a um erro no destino de sua viagem. Ele deveria ter sido enviado de São Paulo para Mato Grosso, mas foi encaminhado para o Ceará por engano. Após 8 horas de trajeto, ao invés de 2 horas como indicado pelo veterinário, o animal foi encontrado sem vida por seu tutor ao retornar a Guarulhos.
A Gol expressou profundo pesar pelo incidente, se solidarizou com o tutor de Joca e admitiu falhas no processo. Como medida imediata, a empresa suspendeu o serviço de transporte de animais fora da cabine por 30 dias.