Na última divulgação do relatório semanal do Banco Central, foi apontado um aumento contínuo nas previsões para o crescimento do PIB do Brasil em 2024. Os economistas e analistas do mercado financeiro ajustaram suas estimativas para o PIB deste ano, com um novo valor de crescimento de 1,90%. Esse número representa a oitava alta consecutiva nas projeções, demonstrando uma crescente confiança na economia nacional.
Além do aumento nas previsões do PIB, as projeções para a inflação também foram ajustadas. O IPCA, índice que mede a inflação oficial do país, teve suas estimativas revisadas para 3,76% neste ano. Para os próximos anos, as previsões se mantiveram estáveis, indicando um cenário de controle da inflação dentro das metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.
No que diz respeito ao dólar, as projeções para a cotação da moeda americana foram mantidas, indicando estabilidade nos valores previstos para os próximos anos. Já em relação à taxa básica de juros da economia, a Selic, as previsões permanecem inalteradas, apesar das recentes mudanças de postura do Banco Central em relação ao ritmo de queda da taxa.
O Relatório Focus, que resume as expectativas do mercado financeiro, reflete a confiança dos analistas nas perspectivas econômicas do país, com previsões otimistas para o crescimento do PIB e controle da inflação nos próximos anos.