O prazo para inscrição no projeto Comunicador do Futuro, que oferece cursos gratuitos de fotografia, audiovisual, redes sociais e operação de áudio, encerra nesta sexta-feira (12/1). O programa tem como objetivo proporcionar aprendizado e empregos para os jovens da capital, disponibilizando 480 vagas para pessoas a partir dos 16 anos. As aulas terão início na próxima segunda-feira (15/1) e contarão com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF).
As oficinas serão ministradas em uma carreta itinerante, que visitará quatro regiões administrativas selecionadas de acordo com a demanda da população: Ceilândia, Estrutural, Riacho Fundo II e São Sebastião. Os interessados podem se matricular no site oficial do projeto através de um link disponibilizado na matéria original.
O subsecretário de Difusão e Diversidade da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), João Cândido, explicou que o objetivo do projeto é abrir oportunidades de emprego e especialização nessas áreas para os participantes. A carreta móvel percorrerá as regiões administrativas do DF, democratizando o acesso a atividades culturais e educacionais e preparando os alunos para desafios profissionais.
O cronograma das aulas começa em Ceilândia no dia 15 de janeiro e termina em 9 de fevereiro. Em seguida, o projeto seguirá para o Riacho Fundo II, de 19 de fevereiro a 15 de março, passando pela Estrutural entre 25 de março e 22 de abril, e por fim, São Sebastião, de 29 de abril a 24 de maio.
O idealizador do projeto e presidente da Associação de Radiodifusão Comunitária no Distrito Federal (Abraço), Divino Cândido, afirmou que a intenção é resgatar o valor dos jovens e oferecer-lhes oportunidades no mercado de trabalho, por meio de parcerias com grandes empresas tecnológicas.