A sessão de promulgação da PEC da reforma tributária no Congresso Nacional teve momentos de tensão e discordância. Durante o evento, ocorreram brigas entre deputados, vaias e aplausos a Lula, além de abraços distribuídos pelo presidente da República.
Lula chegou ao plenário e abraçou a deputada Daniela Carneiro, que fora demitida por ele do Ministério do Turismo em julho de 2023. Isso aconteceu após a ex-ministra provocar integrantes do governo e de seu próprio partido nas redes sociais. O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, também recebeu um abraço de Lula no evento.
A oposição não poupou críticas ao ex-presidente, hostilizando-o com vaias e xingamentos. Deputados que apoiam Lula revidaram com gritos em defesa do presidente da República e até mesmo com agressões físicas. O clima ficou acalorado e tumultuou a sessão.
Além disso, parlamentares bolsonaristas, como Nikolas Ferreira, demonstraram protesto contra Lula ficando de costas durante a execução do hino nacional. O deputado Abílio Brunini também provocou tumulto ao retirar as placas de “reservado” das primeiras cadeiras do plenário antes do início da sessão.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, repreendeu a oposição e cobrou respeito às autoridades presentes em seu discurso durante a sessão.