As polícias Federal (PF), Militar do Distrito Federal (PMDF) e Rodoviária Federal (PRF) irão assumir a responsabilidade pela segurança de um evento em Brasília no dia 8 de janeiro. O evento tem como objetivo marcar um ano após os atos antidemocráticos que aconteceram em 2023, quando apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram prédios do governo. O protocolo de ações integradas será assinado em 4 de janeiro, e o ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli, expressou confiança na realização do evento com segurança.
O ministro afirmou que os setores de inteligência policial estão monitorando eventuais ameaças à segurança do evento, mas até o momento não há nenhuma informação de preocupação adicional. Em uma reunião com os chefes das áreas de segurança pública envolvidos na cerimônia, Capelli ressaltou que as forças de segurança estão atentas a qualquer movimentação atípica relacionada aos atos que possam ameaçar os Poderes. Lideranças das forças de segurança da Esplanada dos Ministérios e a Polícia Legislativa também estiveram presentes.
O objetivo do evento é celebrar a democracia revigorada e garantir a segurança e tranquilidade durante a solenidade. Até o momento, não há nada que gere preocupação em relação à segurança do evento. Para ficar atualizado sobre o evento e outras notícias do Distrito Federal, é possível seguir o perfil do Metrópoles DF no Instagram e acessar o canal do Metrópoles no Telegram.
É possível fazer denúncias ou sugerir reportagens sobre o Distrito Federal através do WhatsApp do Metrópoles DF.