No dia 8 de janeiro de 2023, houve uma invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília por pessoas insatisfeitas com o resultado das eleições presidenciais. Durante o ocorrido, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) foram danificados e vandalizados. Imagens chocantes mostraram os estragos causados pelos invasores.
Além disso, o ataque também teve cenas inusitadas e perturbadoras. Um vídeo que circulou nas redes sociais mostrou pessoas vestidas com bandeiras do Brasil urinando e defecando dentro de uma sala no STF. Também se espalhou a imagem de uma mulher gritando palavras de ordem contra um ministro do STF. Essa mulher, atualmente presa, é ré por participar dos atos golpistas.
Outras imagens que chamaram a atenção foram de um homem vendendo churrasquinhos na Esplanada dos Ministérios, mesmo durante a confusão. Também foi registrado um momento em que manifestantes usaram o plenário do Senado como escorregador e sentaram na mesa principal, fazendo piadas e gritando palavras de ordem.
Uma das imagens mais famosas dos atos antidemocráticos foi de vândalos erguendo uma réplica da Constituição Federal de 1988, que havia sido levada pelos golpistas do STF. A réplica foi posteriormente recuperada pela Polícia Federal.