A Prefeitura de São Paulo retomou o rodízio municipal de veículos nesta segunda-feira (8/1). A medida, que estava suspensa desde o dia 26 de dezembro, tem o objetivo de reduzir os congestionamentos e a emissão de poluentes na cidade.
O rodízio funciona nos horários de pico, das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira. A restrição é baseada na alternância das placas dos carros, sendo que cada dia da semana corresponde a determinados finais de placa. Por exemplo, às segundas-feira, não podem circular carros com placas de finais 1 e 2.
Durante a suspensão, o rodízio continuou valendo para caminhões e outras restrições aos veículos pesados, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
É importante ressaltar que alguns veículos são isentos do rodízio, como os movidos a bateria elétrica ou com motores híbridos, além de algumas categorias profissionais específicas, como médicos e policiais.
O rodízio municipal de veículos foi implantado em São Paulo em 1997 e desde então tem sido uma medida adotada para enfrentar os problemas de trânsito na capital paulista.