Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o complexo resgate de uma égua presa no terceiro andar de um prédio em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Após uma operação de 7 horas, o Corpo de Bombeiros usou cabos de aço, roldanas e botes para salvar o animal com cuidado e calma.
Um dos vídeos filmados durante a ação está disponível no perfil do Governo do Rio Grande do Sul, onde é possível ver a utilização de cabos de aço para retirar a égua do apartamento. Durante o resgate, os olhos do animal foram vendados para garantir sua segurança, e ela foi içada pela janela do imóvel à noite pelas equipes de resgate, incluindo veterinários.
Embora não se saiba ao certo como a égua chegou ao apartamento, especula-se que ela tenha buscado abrigo no terceiro andar durante as enchentes na região de São Leopoldo. Enquanto isso, o número de vítimas das enchentes no estado do Rio Grande do Sul atingiu 149, com aumento no número de pessoas em abrigos para 79,5 mil, além de 2,12 milhões de pessoas afetadas, 538,2 mil desalojados, 806 feridos e 112 desaparecidos.
Outro destaque dos resgates foi o cavalo apelidado de Caramelo, que foi retirado do telhado de uma residência em Canoas, RS, após permanecer imóvel por dias. Atualmente, Caramelo está se recuperando no complexo veterinário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).