As autoridades de aviação dos EUA terão a oportunidade de investigar a queda de uma porta durante um voo, graças ao professor que encontrou a porta no seu quintal. A presidente do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) anunciou que a porta foi encontrada e agradeceu ao professor por enviar fotos. Além da porta, foram encontrados também dois telefones celulares.
O acidente ocorreu no voo 1282 da Alaska Airlines e a investigação começou no domingo. No entanto, enfrentaram alguns obstáculos, como a falta de acesso ao registro da cabine do avião. Infelizmente, o registro já havia sido sobrescrito por outra mensagem, o que dificultou a recuperação de informações importantes para a investigação e para melhorar a segurança da aviação. Por isso, a presidente da NTSB pediu um aumento no intervalo de regravações para 25 horas.
De acordo com a presidente da NTSB, a tripulação do voo 1282 ouviu um estrondo e a cabine foi despressurizada rapidamente. O comandante teve problemas com o fone de ouvido e só conseguiu se comunicar com os passageiros através de um alto-falante. Uma passageira registrou o momento em um vídeo, onde é possível ver a parede do avião sendo arrancada enquanto a aeronave ainda estava no ar.
Vários objetos, incluindo dois assentos vazios, caíram do avião. A tripulação tentou fechar o buraco causado pela queda da porta, mas não teve sucesso. Apesar disso, a presidente da NTSB elogiou as ações da tripulação. A Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA suspendeu os voos de alguns aviões Boeing 737 Max 9, incluindo o modelo usado no incidente da Alaska Airlines. Atualmente, a empresa está proibida de realizar voos de longa duração sobre a água.
A investigação agora se concentrará em como o plugue da porta foi fechado antes de explodir para fora do avião e nos alertas de pressurização do ar que foram acionados em voos anteriores.