Na comunidade da Gardênia Azul, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, criminosos proibiram a entrada de carros e motos de aplicativo. As vias do bairro exibem a mensagem “Proibido Uber 99”, o que gerou repercussão nas redes sociais e críticas dos usuários. Alguns moradores reclamam que essa restrição afeta diretamente o transporte e encarece o serviço de mototáxi.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro divulgou uma nota informando que até o momento não foram registrados casos de proibição de carros de aplicativo na comunidade. A corporação destaca a presença da Companhia Destacada e reforço policial realizado pelo Batalhão de Polícia de Choque na Gardênia Azul. No entanto, foi apurado que os carros de aplicativo ainda circulam na comunidade, mesmo com a proibição.
Atualmente, a Gardênia Azul é dominada pelo Comando Vermelho. No entanto, ainda há conflitos de poder com membros da milícia, que dominaram a região por anos. Durante o controle da milícia, era exigido o pagamento de uma taxa para transporte dentro da comunidade, tanto para moradores como para serviços de entrega.
Procuramos a Uber e a 99 para obter um posicionamento sobre o assunto, mas não recebemos retorno até o momento.