O pesquisador em longevidade Dan Buettner passou duas décadas investigando os hábitos alimentares das pessoas com mais de 100 anos de idade. Durante sua pesquisa na península de Nicoya, na Costa Rica, ele descobriu um café da manhã saudável: tortilhas de milho.
Em uma cooperativa em Nicoya, algumas pessoas acordam todos os dias às 4h da manhã para preparar o café da manhã. Eles cozinham feijão picante em fornos de barro e misturam massa de milho com cinzas de madeira para fazer as tortilhas. Segundo Buettner, as tortilhas de milho são uma ótima fonte de carboidratos integrais, com baixo índice glicêmico. A cinza de madeira misturada à massa do milho ajuda a liberar niacina, um tipo de vitamina B3 que transforma proteínas, gorduras e carboidratos em energia, e também permite a absorção eficaz de aminoácidos. O milho também é rico em fibras, folato e vitaminas B e C.
A farinha de milho nixtamal pode ser encontrada em seções de comida étnica em supermercados ou comprada online. Há várias receitas disponíveis na internet para preparar tortilhas de milho autênticas, seguindo a tradição da Costa Rica.