No Distrito Federal, há quase 3 mil servidores cedidos entre secretarias locais e órgãos externos, sendo Saúde e Educação as mais atuantes nesse processo. A Secretaria de Saúde conta com 335 servidores emprestados internamente e 93 externos, dentre seus quase 30 mil funcionários. Já a Secretaria de Educação, com mais de 30 mil servidores em seu quadro, possui 530 cedidos, a maioria atuando dentro do Executivo local.
A cessão de servidores é uma prática legal que possibilita a transferência de funcionários entre órgãos para assumirem cargos específicos, como comissões e funções de confiança. Na área da segurança pública, a Polícia Militar se destaca com 417 servidores cedidos, seguida pela Polícia Civil. Ambas as corporações enfrentam déficits em seus quadros, sendo necessário o reforço de pessoal.
Recentemente, o Governo do DF anunciou a nomeação de novos policiais para suprir as demandas. O Corpo de Bombeiros também participa da cessão de servidores, sendo 242 emprestados para outras estruturas da administração pública. Em 2022, foi promulgada uma nova lei complementar que altera pontos relacionados aos afastamentos de servidores para órgãos distintos, ampliando as possibilidades de cedência dependendo do cargo e instituição.