O governo brasileiro tem planos de lançar um programa voltado para fortalecer organizações que promovem direitos humanos nas periferias do país. O programa, chamado FortaleceDH, será destinado a entidades que atuam informalmente ou estão precariamente formalizadas.
O objetivo do FortaleceDH é beneficiar associações, movimentos sociais, redes, coletivos, comunidades, cooperativas e empreendedores sociais, facilitando sua qualificação como Organização da Sociedade Civil (OSC). Isso permitirá que recebam recursos públicos e firmem parcerias para execução de políticas de direitos humanos.
Inicialmente, o programa irá focalizar nas organizações vencedoras e selecionadas no Prêmio Cidadania na Periferia, mas outras poderão participar por meio de chamamento público. ONGs serão responsáveis por desenvolver essas organizações e empresas e instituições poderão se tornar patrocinadores através de acordos com o Pacto Global da ONU.
O FortaleceDH será coordenado pela Secretaria-Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e contará com representantes de outras nove secretarias e assessorias em seu comitê gestor.