O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) concedeu uma liminar para que uma adolescente que sofreu um acidente de kart possa passar por um procedimento de bomba à vácuo para ajudar na recuperação do couro cabeludo.
A jovem, identificada como Heloísa Cristina Heliodoro, de 17 anos, perdeu 80% do couro cabeludo durante a corrida em um kartódromo no Paranoá. No entanto, a mãe da adolescente afirmou que o procedimento ainda não foi realizado devido à falta de equipe no hospital em que estava internada.
Apesar da liminar, ainda não havia equipe disponível para realizar o procedimento de curativo à vácuo no hospital. A paciente está internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e aguarda o momento oportuno para realizar o enxerto no couro cabeludo.
Heloísa foi socorrida na pista e inicialmente levada para o Hospital de Base. No entanto, a demora em transferi-la para outra unidade de saúde resultou na perda do tecido que poderia ser reimplantado. A adolescente foi então transferida para o Hran, onde aguarda pela cirurgia.
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) informou que a paciente foi estabilizada no Hospital de Base devido à gravidade do seu quadro clínico. Após avaliação da equipe de Cirurgia Plástica do Hran, a jovem foi transferida para a unidade.