O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunicou que devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o Tribunal Regional Eleitoral da região ficou alagado e as urnas eletrônicas foram danificadas. No entanto, ele tranquilizou, dizendo que há estoque disponível para substituição das urnas afetadas.
Além disso, foi destacado o apoio da Corte Eleitoral aos tribunais regionais para arrecadação de alimentos, vestimentas e água a serem destinados ao estado. O presidente do Supremo Tribunal Federal, por sua vez, informou sobre a contribuição de mais de R$ 82 milhões disponibilizados pelo Poder Judiciário à Defesa Civil gaúcha, provenientes de penas pecuniárias e multas.
Como medida diante da situação de calamidade, foi determinada a suspensão dos prazos de processos do Rio Grande do Sul até 10 de maio. As chuvas já provocaram 100 mortes, 130 desaparecidos e 374 feridos, afetando quase 1,5 milhão de pessoas em 425 municípios. Mais de 163 mil estão desalojadas e outras 67 mil em abrigos do governo.