A cidade de Goiânia, capital de Goiás, iniciará a vacinação contra a dengue a partir desta quinta-feira (15/2). A faixa etária inicial será de crianças de 10 e 11 anos, em 51 cidades do estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), foram recebidas mais de 72,8 mil doses do imunizante (Qdenga) na última quinta-feira (8/2). A expectativa inicial era começar a imunização em mais de 130 cidades, abrangendo a faixa etária de 10 a 14 anos, porém, devido ao número limitado de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, a prioridade foi alterada.
O estado de Goiás receberá ainda mais 36 mil doses da vacina no dia 14 de fevereiro. A expectativa é que até o fim do ano, a vacinação seja ampliada para crianças de 10 a 14 anos em todo o estado. As doses serão distribuídas prioritariamente para cidades com mais de 100 mil habitantes e com alta transmissão do vírus da dengue tipo 2.
A decisão de priorizar a vacinação em crianças de 10 e 11 anos é baseada no histórico de internações nessa faixa etária. Crianças que tiveram a doença recentemente ou estão passando por algum episódio de dengue devem esperar pelo menos seis meses para receber a vacina. O objetivo da vacinação é proteger a população a médio e longo prazo.
Goiás tem enfrentado um surto de dengue desde o final do ano passado. Os números da SES-GO mostram que os casos da doença nas cinco primeiras semanas de 2024 já superaram os registros do mesmo período em 2022, considerado a pior epidemia de dengue no estado. Até o momento, há quase 12 mil casos confirmados de dengue em Goiás, um aumento de 70% em relação a 2022. Também foram registradas quatro mortes e uma média de 10 internações por dia em todo o estado.
Para lidar com a situação, o estado criou o Gabinete de Crise da Dengue e Arboviroses, responsável pela gestão do surto da doença. Nele, são tomadas decisões estratégicas para controlar a disseminação do vírus. A vacinação é uma das medidas adotadas para proteger a população e reduzir os impactos da epidemia de dengue em Goiás.
A vacinação contra a dengue em Goiânia e em outras cidades do estado é uma iniciativa importante para combater o surto da doença. Proteger as crianças, que são um grupo mais vulnerável, é fundamental para evitar complicações e salvar vidas. É necessário que a população esteja atenta e adote medidas de prevenção, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Somente com a união de todos poderemos controlar a propagação da dengue em Goiás e garantir a saúde da população.